Vantagens de Televendas com chatbot para o e-commerce

Quando pensamos em televendas, é natural lembrarmos daquela velha e bem conhecida estratégia de vendas massiva que incomoda muita gente.…

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Quando pensamos em televendas, é natural lembrarmos daquela velha e bem conhecida estratégia de vendas massiva que incomoda muita gente. Principalmente para uma geração que resolve tudo por aplicativo e raramente faz ou atende uma ligação. Nesse cenário, será que ainda vale a pena investir no televendas como estratégia para o seu negócio?
Embora pareça algo desatualizado e ultrapassado, o televendas vem sendo adotado por diversas empresas que atuam no e-commerce. Neste artigo, você vai entender por que esse recurso ainda é interessante e como usar o televendas com chatbot. Acompanhe!

Por que usar uma estratégia de televendas na sua empresa?

Cada vez mais as pessoas utilizam seus dispositivos como smartphone e tablet para resolver problemas que antes só seriam possíveis por telefone. Isso fez com que o volume de atendimento por telefone caísse drasticamente. Além disso, a própria digitalização das campanhas de vendas e anúncios digitais, fez com que as ligações realizadas pelo televendas diminuíssem.
No entanto, ainda há quem prefira fazer uma ligação para resolver um problema ou fazer uma compra. Por isso, o ideal é que a empresa tenha uma estratégia de atendimento omnichannel. Assim, o consumidor escolhe por onde quer ser atendido, podendo ser de forma digital ou por telefone. 
De modo objetivo, o televendas facilita o contato com o cliente, aproxima e permite uma resolução ou conversão mais ágil. Conversando com um vendedor, o cliente mantém a comodidade de não ter que ir até uma loja e consegue tirar suas dúvidas de forma rápida. O vendedor tem a possibilidade de convencer o cliente com uma proposta atraente, apresentar os benefícios do produto, sentir quanto o consumidor está inclinado a fechar o negócio e oferecer um desconto ou promoção para finalizar a venda.
Apesar de tantos benefícios, o televendas depende de uma equipe treinada e qualificada, disponível para atender o público em horários estratégicos e todos os dias da semana. Isso gera custos para a empresa e o retorno pode ser menor que o investimento. A solução, nesses casos, é contar com uma solução automatizada.

Como usar o televendas com chatbot no e-commerce?

O atendimento omnichannel permite que o cliente tenha mais opções de contato com a empresa. Isso quer dizer que pode entrar em contato por telefone, e-mail, chat, aplicativos de mensagens, redes sociais e outras ferramentas. 
Como falamos anteriormente, alguns clientes preferem resolver seu problema de forma imediata, por isso o atendimento telefônico é a melhor saída para esse público. A lógica do canal de vendas será a mesma. Esse tipo de cliente está mais aberto a receber uma ligação do televendas ou a entrar em contato para fechar uma compra pelo telefone. 
O grande desafio é fazer isso de forma escalável, mas com o chatbot isso é possível.  O chatbot utiliza a linguagem natural para interagir com o público. Esse tipo de linguagem simula diálogos reais e a ferramenta funciona como um verdadeiro vendedor da marca. 
Por meio da Inteligência Artificial e Machine Learning, o sistema aprende com as interações do público e utiliza esse aprendizado em suas respostas. Assim, o sistema vai ficando cada vez mais parecido com um ser humano.
Durante um atendimento, o chatbot pode oferecer produtos e ofertas ao cliente que interage por meio de mensagens de texto. As mensagens do chatbot vão mudando de acordo com as respostas do cliente. Com base nessa dinâmica, o sistema pode oferecer diversos benefícios para que o consumidor conclua a venda. 
Quando a interação se tornar mais complexa ou exigir um atendimento mais personalizado, o chatbot pode transferir o cliente para um atendimento humano. Diversos bancos, serviços de TV por assinatura, lojas virtuais e outros segmentos já utilizam o sistema do chatbot em seus canais de televendas. 
Vale destacar que a ideia não é fazer com que o cliente seja enganado e acredite que o robô é uma pessoa. Pelo contrário, isso pode até gerar uma frustração. O objetivo é fazer com que o público se sinta a vontade com o sistema, que a solução resolva seus problemas e não seja necessário transferir o cliente para um profissional.
Para alcançar esse nível de atendimento, a empresa precisa entender bem o seu público, como ele interage, qual tipo de linguagem utiliza, expressões e dúvidas comuns; a partir disso é possível desenvolver uma configuração que consiga atender bem o público e de forma bastante natural.

Quer aprender mais sobre chatbot e entender como essa tecnologia pode ajudar o seu negócio? Conheça os 3 principais tipos de chatbot!

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

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