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Saiba a importância do design do chatbot para o atendimento online

Você sabe o que é um chatbot? É um programa de computador que tem como objetivo se comunicar e ajudar o ser humano com informações necessárias. Ele foi criado para “personificar” o trabalho de atendimento, dando informações, tirando dúvidas e interagindo com as pessoas. Por esse motivo, ele está sendo bastante usado por empresas e marcas por meio do atendimento online.

Uma parte bastante importante desse robô é o seu design. Sendo assim, saiba a importância do design nesse programa de computador, conhecido como bot, e que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

Design de interface

O design de interface é tudo quando o assunto é tecnologia. Quando um programa ou aplicativo apresenta uma interface muito complicada de se usar, fazendo com que o usuário tenha dificuldades para manuseá-la, logo ele desiste desse programa ou aplicativo.

A boa notícia é que esse robô possui uma interface superacessível, similar às mensagens de texto, ou seja, que todos sabem usar. Por isso, é muito fácil de mexer. Sem falar que a conversação é natural e ainda gera interação entre o usuário e o robô, pois parece que realmente está rolando um bate-papo. Em alguns casos, é possível também conversar oralmente.

O propósito do design

O design do chatbot sempre tem um propósito. Ele é específico para cada tipo de empresa ou marca, fazendo com que o consumidor o identifique logo de cara. Quando o seu propósito é muito generalizado, fica mais difícil a identificação.

O mesmo vale para as soluções que ele apresenta. Quando os consumidores tiverem dúvidas, sabem que ali poderão encontrar as mais específicas possíveis.

Persona

Outra importância do design no robô é que ele é direcionado para a persona da marca, ou seja, para o seu público-alvo. Dessa forma, os consumidores ficam mais à vontade para interagirem, pois se identificam com a marca e com quem estão conversando.

A apresentação

Faz parte do design dele se apresentar. Quando um usuário entra em contato, o bot se apresenta e explica o que faz. Por exemplo, “Oi, bem-vindo à marca X, eu posso te ajudar a escolher as melhores opções de Y que X oferece”.

Logo, as pessoas já sabem o que esperar dele e ainda o que podem descobrir por intermédio dele. Os usuários nunca vão saber logo de cara o que ele faz. Por isso, o design e a sua apresentação solucionam esse problema de imediato.

Personalizado

Para ser a cara da empresa ou marca, o chatbot precisa ser personalizado. Novamente entra em ação o design. Quem não gosta de ser chamado pelo nome? Esse programa pode enviar uma mensagem personalizada para ter uma melhor interação com o seu consumidor. Ele pode usar a linguagem dessa empresa, que também é a linguagem de seu público. Dessa forma, a conexão será muito mais prática e fácil.

Sem falar que, independentemente do tipo de linguagem, ela sempre é acessível. Esse robô é uma forma de a marca expressar a sua personalidade pelo atendimento online e de se conectar com mais consumidores.

Interação

Para ser interessante, é claro que o bot precisa ser objetivo e criativo. E quem está por trás disso? O design. As pessoas têm preguiça de ler/enviar respostas muito longas e os famosos “textões”. Mas, graças ao design, o bot apresenta botões, nos quais os usuários precisam apenas clicar. Alguns exemplos de botões são os “sim” ou “não” e outros específicos de cada empresa.

Além disso, esses botões facilitam a interação, deixando a conversa mais natural, rápida e objetiva, ou seja, é direto ao ponto.

Aparência

Aparência, visual… Esses detalhes são tudo, não é mesmo? As pessoas preferem muito mais interagir ou se conectar com programas e aplicativos cleans, criativos e chamativos. Apesar de ser um robô, o bot cria a sensação de que se está conversando com um ser humano.

Como o mundo dos negócios e da tecnologia vive em constante mudança, quem se diferencia conquista o seu espaço. Graças ao design, a empresa se posiciona e faz o seu nome. O mesmo acontece quando ela utiliza o atendimento online para se conectar com o seu público.

É importante destacar que o design não se refere apenas a algo bonito, mas também a algo funcional, que é o caso do bot. Atendimento de qualidade + design chamativo e funcional = satisfação do consumidor.

Viu como o design do chatbot é importante para estreitar o atendimento online entre empresa e consumidor? Além de acessível, é a cara da marca que está representando. Para você, o que é mais importante no design de um bot? Aproveite o espaço abaixo para compartilhar a sua opinião sobre o assunto. Além disso, fique de olho em nosso blog para saber mais novidades sobe esse tema.

Ariane Souza