Saiba como captar a atenção do cliente online através do chatbot

Na atualidade, por conta da internet, os clientes esperam respostas rápidas e eficientes da empresa que está sendo contratada. E,…

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Na atualidade, por conta da internet, os clientes esperam respostas rápidas e eficientes da empresa que está sendo contratada. E, justamente, quando o assunto é internet, há um aumento diário do número de consumidores que entram em contato com empresas por meio de mensagens online para sanar dúvidas, realizar comentários ou fazer perguntar. Os chatbots podem ajudar, e muito, na hora de responder aos clientes de modo instantâneo, e, claro, com qualidade. A partir da conversação e da interação, o bot, como também é chamado, consegue captar a atenção do cliente online. Portanto, um simples usuário pode se tornar um fiel comprador.
Saiba mais sobre o bot e como ele consegue captar a atenção do consumidor.

O que é um chatbot?

O bot, diminutivo de robot, é um programa de computador, que interage com usuários através de um chat. Por isso, ele recebe esse nome: chat + bot. Essa interação acontece por meio de conversas textuais, com  linguagem simples e botões que ajudam a facilitar o momento da comunicação. Assim, os bots fornecem respostas básicas e imediatas aos consumidores. Portanto, eles “liberam” a equipe de atendimento para realizar tarefas mais interessantes e complexas, ao realizarem o trabalho fundamental, repetitivo e rotineiro, e sem tirar o emprego de ninguém. Pelo contrário, fazem com que a equipe otimize o seu tempo e se preocupe com outras tarefas.

O chatbot é uma grande solução para as marcas terem maior aproximação com os seus consumidores. E o melhor: os clientes sentem como se estivessem conversando com pessoas reais devido a naturalidade da conversa. O chatbot além de automático, também pode ser personalizado de acordo com o perfil da empresa e de seu público. Tudo pensado a partir das necessidades do cliente. Esse robô é recomendado para todas as fases de funil de vendas, uma vez que ele oferece uma experiência diferenciada, prendendo assim, a atenção do cliente em todas as etapas da conversação, ou seja, desde a interação até a dissolução de todas as dúvidas ou o cliente efetivar uma compra.

Veja também nosso post completo: Chatbot, o que é e como funcionam e 5 dias práticas.

Afinal, como captar a atenção do cliente online através do chatbot?

Conheça algumas vantagens e maneiras nas quais o bot consegue captar a atenção dos consumidores, transformando-os em possíveis clientes.

  • oferta de experiências e de conteúdos personalizados: muitas empresas focam bastante no conteúdo. Por isso, a conversa acaba utilizando essa estratégia. Sendo assim, os bots funcionam como expansão de estratégias de marketing utilizadas pela corporação, já que nutrem relacionamentos com o cliente. Por exemplo, os chatbots podem mandar ofertas especiais ou mensagens no dia do aniversário do cliente, muito comum nas estratégias de WhatsApp Marketing. Além disso, também podem fazer recomendações de produtos aos mais fiéis, de acordo com o seu histórico de compras e de conversas. Isso sim é um atendimento automático e personalizado;
  • resposta de perguntas básicas de atendimento ao cliente: mais um ponto para captar a atenção do cliente: o bot é ótimo para padronizar respostas. Basta ensiná-lo, e fornecer o que dizer deve ser dito por ele. Assim, os clientes não ficam esperando por respostas e a equipe não se preocupa em responder cliente por cliente. Sem falar que respostas padronizadas remetem a uma empresa organizada;
  • auxílio na compra e na venda de produtos: o chatbot também ajuda a aumentar as vendas de uma empresa, fazendo com que ela tenha mais lucro. Através do bot é possível mostrar produtos de interesse dos clientes, facilitando a venda, a qual, inclusive, pode ser feita diretamente no bot;
  • cultivo de ligações através de entretenimento: caso seja do interesse da empresa nutrir relacionamentos com os seus clientes online, é recomendado programar o bot para entretê-los. Lógico, desde que isto combine com a proposta da marca ou empresa. Os clientes têm como opção receber mensagens do bot e a empresa pode aproveitar para mandar fatos divertidos, curiosidades e outros conteúdos de entretenimento;
  • prestação de serviços especializados: diversas empresas possuem os seus próprios aplicativos, por meio dos quais fornecem serviços automatizados. Quer dar um passo adiante? Utilize um bot que ofereça este tipo de atendimento. Ao possuir um único programa, não é preciso de outro aplicativo além do bot, o que o torna super acessível e, ainda, ajuda na redução de- custos;
  • libera o cliente para que entre em contato de onde quiser e a hora que quiser: o bot pode ser acessado através de diversos aparelhos (desktops, notebooks, smartphones, tablets, entre outros). É só concetar-se ao chat e digitar os comandos desejados. Além disso, o bot fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, ou seja, o usuário pode entrar em contato em qualquer ocasião.

Gostou de saber mais sobre o uso do chatbot no atendimento ao cliente online? E ainda como ele consegue captar a atenção desses clientes? Incrível, não é? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de nossas novidades. Além disso, aproveite que está em nosso blog e dê uma conferida em nossos artigos.

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

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