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Conheça o chatbot e as vantagens de automatizar suas mensagens

O comércio eletrônico é uma realidade mundial. Todos os dias, milhões de pessoas utilizam computadores, celulares e tablets para realizarem suas comprar sem a necessidade de colocar os pés numa loja física.

Mas, a vantagem de comprar sem sair de casa é, muitas vezes, suprimida pela desvantagem de não ver o produto de perto. Se o comprador tem dúvidas, precisa conversar com alguém para esclarecê-las. E essa pessoa costumava ser o vendedor.

Em uma compra virtual, esse atendimento é realizado por telefone ou chat, mas para as duas opções, é necessária a presença de pessoas, o que gera custos para o empreendedor.

e para minimizar estes custos, a solução é automatizar mensagens. Encontrar meios de responder as dúvidas com o menor impacto financeiro possível. Uma das novas boas solução nesse ramo é o chatbot.

O que é

O chatbot é um aplicativo desenvolvido para automatizar mensagens em chats. É um algoritmo que usa uma base de dados para responder às perguntas feitas em sessões reais de conversa online como se fosse uma pessoa.

O objetivo é que esse algoritmo responda às perguntas em linguagem bem natural, ou seja, bastante próxima daquela que uma pessoa de verdade utilizaria.

Você talvez se lembre das sessões de FAQ (Frequently Asked Questions) ou perguntas feitas com frequências que muitos websites costumavam ter. A ideia era evitar a repetição de perguntas, uma vez que muitas pessoas têm as mesmas dúvidas em comum. Ao acessar o FAQ, a possibilidade de a dúvida já estar respondida é grande.

Como nem todo mundo sabe utilizar essa ferramenta e só sente conforto recebendo uma resposta personalizada, o chat é a solução mais utilizada. Só que as perguntas costumam ser sempre as mesmas. Por que não automatizar mensagens, então, e colocar uma máquina para dar as respostas?

É isso que o chatbot faz. Responde às perguntas simulando a linguagem humana.

Como funciona

Existem duas formas para a utilização do chatbot. A primeira, mais simples, usa palavras-chave digitadas pelo usuário em sua pergunta e combina com possíveis respostas pré-programadas em sua lógica interna para automatizar mensagens de resposta.

A segunda se utiliza de inteligência artificial para “aprender” com cada nova pergunta que surge, melhorando as respostas com o tempo e adaptando-se cada vez mais em decorrência do acúmulo de experiência.

Claro que a grande vantagem da primeira é o seu custo mais baixo de instalação e manutenção comparado à segunda. Uma vez criada a base de dados e colocada em funcionamento, a manutenção é simples e não exige uma capacidade muito grande de processamento.

Por outro lado, automatizar mensagens utilizando o chatbot baseado em inteligência artificial trará a possibilidade de responder às perguntas de forma muito mais sensata e acurada. A lógica mais simples pode “ler” as perguntas de forma equivocada e entregar respostas que não façam sentido ao usuário.

É preciso analisar bem qual é o tipo de negócio antes de se optar por um outro modelo.

Se espalhando por todos os cantos

Antes que você pense que ainda não é a hora para automatizar mensagens do seu negócio utilizando um chatbot, pense no quanto eles já estão integrados em nossas vidas. Vários aplicativos como a famosa Siri da Apple e seu similar da Google já conseguem entregar uma experiência bastante satisfatória.

Não é incomum ouvirmos casos de pessoas que foram ludibriadas por essas inteligências artificiais, imaginando tratarem-se de seres humanos reais. E esse engano não acontece por ingenuidade dos usuários, mas porque as aplicações já evoluíram de tal forma que está ficando realmente difícil fazer a diferenciação.

Também se engana quem imagina que o chatbot irá substituir a inteligência humana. Ainda que a capacidade de processamento e aprendizado dessas aplicações seja surpreendente, elas permanecem limitadas a realizar aquilo a que estão programadas, neste caso, automatizar mensagens em chats e outros aplicativos.

As vantagens são imensas. Enquanto pessoas precisam parar para comer ou descansar, esses aplicativos continuam online não importando horário ou dia da semana. Se o comércio eletrônico nunca baixa as portas, também deve ser assim o atendimento ao usuário.

Outra característica vantajosa em relação ao elemento humano é a padronização. Enquanto pessoas podem se enganar ou fornecerem respostas distintas para a mesma pergunta, o chatbot funciona com a mais pura lógica, respondendo de forma muito mais homogênea.

Mais próximo do que se imagina

A tecnologia dos robôs capazes de interagir com o usuário não é privilégio apenas das grandes empresas. Qualquer serviço ou comércio, mesmo que de pequeno porte já pode se beneficiar dessas aplicações.

Automatizar mensagens com o uso de um chatbot é algo que pode ser feito até mesmo pela nuvem. A facilidade de espalhar os serviços de forma descentralizada também faz com que os preços para utilizá-la sejam bastante competitivos.

Acredita-se até mesmo que muitos aplicativos específicos utilizados nos dias de hoje venham a ser substituídos rapidamente por essa nova tecnologia. Por isso, não fique fora dessa e mantenha o seu negócio em linha com o que há de mais moderno, interessante e lucrativo no mercado.

Felipe Volpato

Felipe Volpato

Felipe é fundador e CEO da Globalbot. Especialista em empreendedorismo, marketing digital, tecnologia e negócios. Acredita que há muito espaço para a tecnologia transformar o modo que as empresas e pessoas se relacionam através dos canais digitais, aumentando a performance para as empresas e a satisfação para os usuários.