Como montar uma estratégia de vendas online inovadora?

Vivemos em um tempo em que toda informação está ficando cada vez mais acessível. Por exemplo, é difícil encontrar algum consumidor que comprou algum produto ou adquiriu um serviço sem antes ter pesquisado informações sobre o próprio item e sua marca e/ou empresa. Dessa forma, o mundo está com clientes mais preparados e informados.

Com a vinda desse novo consumidor, é necessário que os canais de comunicação acompanhem essa mudança se quiserem continuar atingindo e fidelizando mais pessoas. Isso inclui principalmente os meios de comunicação online, pois é na internet que elas estão, ali que procuram as informações que precisam. Para isso, é preciso focar em uma estratégia de vendas online inovadora para se destacar da concorrência.

Que estratégia é essa?

Uma excelente e inovadora tática para acompanhar a velocidade dos consumidores é focar no atendimento ao cliente. Por exemplo, muitas empresas não conseguem dar conta de responder tantas mensagens instantâneas. Nesse caso, quando eles não são atendidos logo, vão procurar na concorrência.

Para isso não acontecer, é preciso apostar em velocidade e eficiência, e não apenas em como “seduzi-lo”. Não adianta atrai-lo e não conseguir respondê-lo quando ele precisar. Para resolver esse problema de atendimento e ao mesmo tempo inovar, existe o chatbot.

O que é chatbot?

O chatbot é um robô que foi desenvolvido para atuar como atendente. Ele interage com o consumidor e ainda tira as suas dúvidas a respeito da marca ou do produto. Os chatbots chegaram para revolucionar a forma de atendimento, especialmente nas empresas, estreitando a relação do consumidor com a marca.

Para inovar nas vendas online, é preciso apostar nessa estratégia inovadora, caso contrário a empresa não irá se destacar frente às outras.

Vantagens do chatbot

Confira por que esse programa é indispensável para revolucionar a comunicação em toda empresa, independentemente de seu tamanho e/ou ramo:

  • Agilidade

Os chatbots conseguem responder milhares de mensagens instantâneas ao mesmo tempo. Um ser humano não conseguiria fazer isso. Por isso, agilidade é uma das principais vantagens que eles apresentam. Isso é ótimo para as vendas online, pois não há perda de tempo e, consequentemente, perda de consumidores que estão cansados de esperar.

  • Eficiência e qualidade

Além da agilidade e rapidez, os chatbots também são capazes de responder diferentes solicitações, basta programá-los de acordo com o perfil da empresa e de seus consumidores. Dessa forma, eles atendem o cliente de forma rápida, de acordo com o perfil e ainda com qualidade. Engana-se quem pensa que, por ser um robô, o atendimento é frio: ele age como um humano, interagindo de forma natural com o consumidor.

É importante ressaltar que ele não surgiu para tirar o lugar dos funcionários. Pelo contrário: faz a tarefa repetitiva de responder as mesmas perguntas e dúvidas dos consumidores. Enquanto isso, os funcionários podem focar em outras atividades mais interessantes e valiosas para eles.

  • Tempo valioso e baixo investimento

Esse programa ainda fica disponível 24 horas por dia e 7 dias da semana. Isso é impossível para um ser humano. Dessa forma, ele é um grande aliado do tempo, possui investimento de baixo custo e também de manutenção – sem falar que é aquilo de mais novo no quesito tecnologia + atendimento.

  • Informações completas

Ele também é uma excelente estratégia de vendas online, pois ainda tem a capacidade de coletar dados dos consumidores e guardá-los no sistema. Dessa forma, os gostos e interesses dos consumidores ficam arquivados para que possa ser feito um futuro contato.

Isso é excelente para a empresa saber como direcionar a sua comunicação e publicidade daqui para frente. Logo, ela conhece o seu público-alvo e também a forma de atingi-lo como a palma de sua mão.

Investimento que vale a pena

Resumindo, o chatbot é um excelente investimento, pois traz diversos benefícios e várias mudanças que fazem com que a empresa se insira cada vez mais na tecnologia. Além do atendimento, gera leads e até pode enviar promoções e conteúdos para os consumidores para continuar a interação com o objetivo de fidelizá-los.

Com esse programa, a empresa economiza tempo, dinheiro e até esforço da equipe (que muitas vezes precisa de treinamento específico para atendimento) nessa área. O sucesso para ter vendas online inovadoras está em saber como se conectar com o seu público. Com certeza o chatbot se encaixa perfeitamente nisso.

A sua empresa utiliza que estratégia de vendas online para inovar no atendimento? Compartilhe a sua experiência no espaço abaixo! Aproveite para deixar a sua opinião sobre o chatbot como uma ferramenta de vendas que está revolucionando o atendimento das empresas.

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Felipe Volpato

Felipe Volpato

Fundador, CEO da Globalbot.