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Como chatbot pode ser utilizado pelo time de inside sales

O serviço de inside sales “vendas internas”, vem sendo bastante utilizado para ajudar os novos processos de vendas, uma vez que focam na fidelizam de clientes, aumento de faturamento e redução de custos. Para facilitar ainda mais o trabalho de vendas internas, é preciso contar com a tecnologia. E nada melhor do que o chatbot nessas horas. Ele é uma solução e tanto, uma vez que ajuda a resolver os problemas de vendas como, por exemplo, relacionamento com o cliente, entendimento do público, aumento das vendas e muito mais.

Saiba mais sobre vendas internas e como elas podem aproveitar a tecnologia para crescer. Afinal, essa é a grande tendência do marketing digital.

O que são inside sales?

Para entender melhor como utilizar a tecnologia a favor das vendas internas, é necessário entender o que elas significam e representam. Elas nada mais são do que vendas internas, também conhecidas como vendas remotas. Isto quer dizer que são vendas sem contato presencial com os consumidores. Outras definições dizem que são vendas virtuais.

As vendas internas são tendência no mercado e se tornaram rapidamente referência. Isso aconteceu devido à realidade em que se encontram nas empresas e nas indústrias. Elas surgiram para se “opor” aos outside sale, ou seja, as vendas externas, cujo consultor ia “a campo” visitar os seus clientes.

O que são chatbots?

Agora dar uma turbinada nesse tipo de venda? Usando os chatbots, ou seja, os robôs de atendimento. A finalidade deles é a de atender clientes através de diversas soluções imediatas e personalizadas.

Os chatbots são mais do que aplicativos tecnológicos ou programas de computadores que respondem a uma mensagem, eles foram criados a partir de programas de comunicação. Por isso, o cliente vai sentir que está conversando com uma pessoa e não com um robô. Alguns bots podem apresentar Inteligência Artificial (IA), entendendo ainda mais os diálogos e melhorando as interações.

Como as vendas internas podem utilizar os bots a seu favor?

O aparecimento desse programa não significa que os vendedores vão perder o seu emprego. Muito pelo contrário, enquanto o bot realiza as tarefas consideradas chatas, rotineiras e repetitivas, os vendedores poderão ocupar novas posições e realizar outras tarefas mais interessantes.

Muitos consumidores e compradores já interagem com “bate papos” para tirar dúvidas sobre produtos. Eles preferem essa interação direta que, inclusive, já está sendo realizada pelos bots. Uma das grandes vantagens dos chatbots é a possibilidade de se concentrarem em tarefas-chave como, por exemplo, gerenciar o relacionamento com os clientes e se aprofundar nas necessidades deles.

Outro ponto positivo é que as vendas direcionadas realizadas pelas “máquinas” ajudam a melhorar o desempenho dos vendedores, tornando-os em grandes conhecedores capazes de fechar muitos negócios em tempo recorde. A grande quantidade de dados coletados pelos bots permite que os vendedores tenham mais conhecimento para aplicar em capacitação, gestão de indicadores, coaching e nas próprias vendas.

Facilitando as vendas

Já vimos alguns pontos positivos dos chatbots e como eles podem ser utilizados a favor das vendas internas. Com a expansão desses robozinhos na utilização de inside sales o número de pedidos irá aumentar e, consequentemente, a empresa irá faturar mais. Isto acontece, pois os bots são um tipo de atendimento ao cliente mais eficaz e também mais prático tanto para os clientes quanto para a própria empresa que oferece o serviço.

Eles são muito mais do que um “bate papo”, também monitoram redes sociais, coletam dados e procuram soluções no caso de crises. Com eles, a empresa sairá à frente da concorrência.

Otimização no atendimento ao cliente

Os chatbots são ótimos no quesito atendimento aos clientes que possuem pressa e preferem comodidade, já que dessa forma, eles nem precisam sair de casa ou esperar durante horas uma resposta pelo telefone. Com os robôs, os clientes conseguem respostas imediatas. É claro que nem tudo o bot saberá. Por isso, ainda é necessário um funcionário para as soluções mais específicas. Contudo, o funcionário precisará gastar menos tempo com o cliente, uma vez que o bot conhece pelo menos o básico para atendê-lo. Sendo assim, toda a equipe terá o seu tempo otimizado, o que irá refletir nos gastos e resultados da empresa.

Quando o assunto é otimização no atendimento ao cliente, é importante lembrar do relacionamento que o bot irá criar com ele. É possível utilizar a criatividade para se relacionar com os clientes. O robô pode enviar além de informações, imagens e links que sejam de interesse dos clientes. Logo, é possível fidelizar o cliente com conteúdos específicos e interessantes.

A sua empresa já possui um chatbot? Ainda não? Ele irá ajudar muito o seu time de inside sales, especialmente a melhorar o relacionamento com o cliente. Gostou dessa matéria? Então, deixe a sua opinião no espaço abaixo. Caso tenha uma dúvida, deixe-a também. A nossa equipe ficará muito feliz em poder ajudar.

Felipe Volpato

Felipe Volpato

Fundador, CEO da Globalbot.