simples implantar-chat bot-comunicação-empresa

Chatbot: Veja como é simples implantar esse sistema

O termo “Chatterbot” é originário das palavras chatter (a pessoa que conversa) e da palavra bot (que é a abreviatura de robô) e significa, literalmente, um robô em forma de software que interage com as pessoas. O chatbot, portanto, é uma espécie de inteligência de programação de computador que simula um ser humano na conversação com as pessoas. E é isto o que torna a relação entre humanos e máquina algo amigável.

A existência dessa ferramenta é tão eficaz que o indivíduo passa a acreditar que esteja conversando com outro ser, ao invés de um programa de computador. Após o envio de perguntas em linguagem natural, que no caso, respeitam um script de conversação, o programa faz uma consulta na base de dados e logo proporciona uma resposta que tenta simular o que seria uma resposta dada por uma pessoa real.

O que fazem os bots?

Muitas empresas sabem o quão é simples implantar esse sistema e, além disso, sabem também a proporção positiva que essa implantação vem tomando. Além de estarem se tornando mais populares, os chatbots ganharam uma nova interface.

Os boats estão em todos os lugares que exista a comunicação, como, por exemplo, nos aplicativos de mensagens que prestam uma interface de conversação. Há bots no Slack, o serviço de mensagens com foco em negócios. O Twitter também é outra plataforma que tem tido bots ao longo dos anos.

Implantar essa ferramenta mágica dentro do ambiente corporativo pode ser considerado como uma tática benéfica, pois será mais um canal para o seu cliente entrar em contato com você e com a sua empresa.

A aplicação de bots permite a simplificação do atendimento para perguntas simples, já que o programa consegue solucionar dúvidas de maneira rápida e eficaz. É sempre bom lembrar que o chatbot não deve substituir a interação com outra pessoa. Existem algumas situações em que somente um atendente real poderá resolver.

Algumas corporações estão utilizando os bots para realização de pedidos ou para pagamentos. Essa prática é muita benéfica e traz muita praticidade, pois as organizações passam a conhecer o que agradam a seus clientes.

Benefícios de implantar chat bots na sua empresa

Os bots têm finalidades semelhantes às de um aplicativo, sendo que eles são desenvolvidos para complementar os apps que já existem. Os chatbots agregam algo a um chat, o que é vantajoso para o usuário, pois ele não precisará baixar outro app, garantindo mais espaço em seu smartphone.

Ainda assim, o custo para a criação é bem mais acessível comparado a outras estratégias. Confira abaixo mais algumas vantagens que esse recurso tende a proporcionar para a sua empresa.

  • Linguagem e interface

Com uma linguagem clara e interface simplificada, os usuários certamente não serão desencorajados a usar a ferramenta, ou seja, se eles a dominam, assim como é no caso do Facebook Messenger, isso aumentará a receptividade deles com a tecnologia e direcionará os atendimentos para este canal.

 

  • Personalização

Chatbots são altamente personalizáveis. Se sua empresa possui uma imagem mais descontraída, você pode criar uma personalidade para eles que seja mais próxima do cliente, ou que represente um de seus funcionários de atendimento.

 

  • Custos

Um chatbot pode auxiliar nas demandas básicas, sem precisar de um funcionário. O que diminuiu o fluxo de ligações dos call centers e outros pontos de atendimento, que no caso de um SAC, pode representar uma diminuição de custos de telefonia.

 

Caso queira implantar chatbots na sua empresa separamos abaixo 5 plataformas que você pode utilizar para no momento da construção.

  1. me

Esse é um serviço online simples que permite criar, testar, ensinar e utilizar chatbots em seu site. Uma das grandes vantagens aqui é que você não precisa de habilidades para poder utilizá-lo.

 

  1. Imperson

A imperson é uma grande criadora de bots de personagens, inclusive lançou para o Facebook Messenger chat bots da Miss Piggy e Doc Brown. O serviço oferece, ainda, um gerador para criar, implementar e também gerenciar chatbots via Facebook Messenger, Slack, Skype, Kik, Amazon Echo, Twitter assim como SMS.

 

  1. Microsoft Bot Plataform

O serviço fornece tudo o que é necessário para gerenciar, construir, conectar e publicar bots. Ainda permite a comunicação com diversos canais como Skype, Facebook Messenger, Slack, entre outros.

 

  1. Pandorabots

Esse serviço online permite que os desenvolvedores possam construir, hospedar e implantar chatbots. O serviço conta com mais de 225 mil desenvolvedores registrados e suas ferramentas já ajudaram a construir mais de 300 mil chatbots.

  1. Chat script

O Chat script ganhou o prêmio Loebner (o evento mais popular em todo o mundo no campo da inteligência artificial), por quatro vezes. O Chat script oferece uma estrutura de código aberto para os desenvolvedores para que possam criar e implantar chatbots.

Os chatbots foram criados com a finalidade de conversar com as pessoas. Clique e descubra agora todos os atributos desse software extremamente eficaz.

Os chatbots podem ser o futuro do atendimento, para as empresas. O que você acha a respeito do assunto? Faça um comentário no post e interaja com nossos leitores, pois sua opinião é extremamente importante para nós. Continue acompanhando nossos posts e fique por dentro de todas as novidades.

Ariane Souza