atendimento online-erros-marketing digital-compras

Atendimento online: 4 erros que fazem as pessoas abandonarem seu site

Muitos donos de sites têm batido de frente com uma questão muito pertinente: eles acreditam que apenas fazendo um bom trabalho de SEO, o site irá funcionar perfeitamente e nada mais precisará ser feito.

Este conceito precisa ser mudado, pois se o site não for convidativo, por exemplo, o usuário tende a abandoná-lo em questões de segundos. Atualmente, o universo online tem trazido uma vasta imensidade de sites dentre os mais diversificados produtos possíveis.

A concorrência, portanto, é inimaginável. O fato de o usuário entrar no seu site não significa que ele permanecerá. O site precisa conter informações relevantes, ter o produto que o cliente busca, e um fácil acesso, para que a navegação se torne uma boa experiência. Esses são os fatores iniciais mais importantes, e o dono do site precisa estar atento a essas questões.

O atendimento presencial e online

Um dos erros mais terríveis que pode afastar um cliente de um site é a forma com que ele é atendido. O atendimento faz toda a diferença! Jamais se esqueça disso. Note o exemplo a seguir!

Muitas vezes o comprador se depara com um calçado na vitrine e acaba sendo convidado pelo vendedor para entrar na loja. O vendedor se apresenta e cria uma relação com o possível comprador, acaba contando algum caso sobre aquele sapato na vitrine e vai envolvendo o cliente.

Com o desenrolar da conversa, ele diz que os valores baixaram e que o sapato está na promoção, o consumidor pede para experimentá-lo e, então, o vendedor além desse sapato traz mais alguns pares. Assim, o consumidor pode se interessar por outro e acabar levando mais de um par.

E por fim, o cliente gosta do produto e deseja fechar a compra. Você deve estar se perguntando, mas ele só estava lá fora olhando, e em pouco tempo fechou a compra! Como assim?

Esse é um exemplo de atendimento face to face e nele você pôde perceber que o comprador se valeu apenas do interesse do cliente e vendeu o produto. Gradativamente, o profissional foi atraindo o cliente para dentro da loja, e logo com a arte da persuasão e principalmente, da educação e sorriso no rosto, ele conseguiu concretizar sua venda.

O que isso significa? Que o atendimento online é igual, mas com uma diferencia: quem vai vender o seu produto não é uma pessoa, e sim o seu site. O site é quem promove a venda. Por esse motivo, ele precisa estar alinhado com metas e estratégias de venda da empresa. Mais abaixo separamos algumas dicas que mostram os principais motivos que fazem com que o usuário abandone o seu site. Não deixe de conferir!

Siga essas dicas e não erre mais!

  • Não deixar o cliente desabafar

Em alguns casos, o cliente sofre alguma experiência negativa dentro do site e quer reportar aos superiores para que tomem alguma providência. Muitos clientes reclamam várias e várias vezes sobre um mesmo assunto.

Se o cliente quiser reclamar, deixe-o falar, pois em algumas situações ele realmente tem razão e, mesmo se não tiver, evite que a situação cresça. Tente resolver por ali mesmo com calma e educação, certificando-se ainda que ele retornará ao o seu site em outra ocasião, e que falará bem do feedback que recebeu no ato da reclamação.

  • Usar um sistema de busca falho

Este é um erro que acontece constantemente. O cliente entra no site e no campo da busca, lá digita o produto que deseja. Porém, muitos buscadores são implacáveis e só apresentam o produto digitado se a palavra for corretamente acentuada.

O cliente entende que não há os produtos buscados e então migra para outro. Não permita que isso aconteça! Verifique as funcionalidades que a plataforma do seu site tende a oferecer e se for necessário instale pluggins, para auxiliar nos mecanismos de busca.

  • Oferecer poucas opções de pagamentos

O cliente entrou no site, gostou dos produtos e quer comprar. Entretanto, quando vai efetuar a compra não têm muitas opções disponíveis. O cliente sai aborrecido, pois perdeu tempo escolhendo o que não pôde levar.

Considere que cada comprador possui suas preferências. Portanto, além dos cartões de crédito, ofereça opções de pagamentos como: paypal, débito em conta, boleto bancário ou até mesmo, pagar a mesma conta com cartões diferentes. Facilite a venda e a experiência do cliente!

  • Descrição de produtos e tamanho das imagens

O consumidor é sedento por informações, lembre-se disso! Na loja física, ele tem a oportunidade de tocar nos produtos e senti-los. Já na loja online não! Portanto, redija um micro texto com as informações mais importantes de cada produto. Mencione o máximo de características que puder.

Fotos pequenas que não permitem o recurso do “zoom” não chamam a atenção do cliente, visto que ele deseja ver a imagem em alta resolução. Portanto, lembre-se de que quanto melhor a visibilidade, mais chances são as de encantar o cliente com o seu produto.

Com a concorrência agressiva, o mercado hoje exige um atendimento online eficiente e eficaz. Faça uma avaliação do seu site e descubra as falhas. Não perca o seu cliente para concorrência. Compartilhe esse post nas suas redes sociais, divida essa importante informação com mais pessoas!

Ariane Souza