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7 dicas para usar o seu chatbot com mais eficiência

A internet e a revolução tecnológica proporcionaram diversas mudanças no modo de comunicação das pessoas. E-mails, redes sociais, chats: sempre estão surgindo novas maneiras de falar com os outros. E os avanços não param por aí.

Você já imaginou poder responder todas as dúvidas de seus clientes sem precisar escrever absolutamente nada? Isso já é possível com o uso do chat bot, um programa que simula uma conversação de seres humanos utilizando um banco de dados para responder com a maior precisão possível.

Essa ferramenta tem sido usada cada vez mais por empresas, pois proporciona interação com o cliente, ajuda na resolução de problemas sem necessitar de mão de obra humana, repassando para um atendimento pessoal apenas se o caso for complicado.

Como funciona?

O funcionamento ocorre na utilização de robôs, que realizam o gerenciamento da troca de mensagens. Eles são programados e abastecidos com um grande banco de dados com as possíveis perguntas e respostas que devem ser fornecidas em cada caso. Após a configuração inicial e do banco de dados, são inseridas as informações de resposta, imagens, links e outros.

Vamos exemplificar: um usuário entra no site da empresa e busca o atendimento online. Ele questiona sobre determinado produto. Os robôs vão captar o que foi escrito, interpretarão a mensagem com ajuda da inteligência artificial do software e responderão de acordo com o que tiver em seu banco de dados. Essas respostas vêm em alguns itens, como palavras-chave e histórico de busca feita pelo cliente.

Um ponto positivo do chat bot é que ele tende a melhorar com o passar do tempo, pois a inteligência artificial trabalhará para ampliar sua capacidade de resposta e desenvolverá cada vez mais diálogos inteligentes e próprios com cada usuário.

Dicas para aumentar a eficiência

Tendo em mãos uma tecnologia surpreendente e bastante auxiliadora, é possível que não saibamos como utilizá-la sempre da melhor maneira para obter os resultados mais eficientes. Confira nas dicas abaixo como você pode fazer para aumentar esse potencial:

  • Crie um personagem: para que as respostas são fiquem extremamente secas e “sem vida”, desenvolver um personagem para responder a seus clientes é uma boa alternativa. Essa é uma maneira de humanizar a relação construída no atendimento.
  • Faça uma apresentação: é preciso ter clareza de que nem todo mundo vai perceber que está conversando com um robô e por isso pode ficar decepcionado ou frustrado com algumas respostas. Portanto, deixe claro em uma apresentação do que está se tratando aquele diálogo. Além de explicar o que será aquela conversa, você pode aproveitar para chamar atenção do usuário.
  • Não abuse da paciência dos clientes: configurar respostas muito longas e que não dizem claramente o que está sendo perguntado pode acabar sendo um tiro pela culatra. O usuário que busca o atendimento online quer ter soluções. Então, é sempre vantajoso oferecer respostas simples, objetivas, diretas e até mesmo engraçadas, desde que proporcionem um diálogo rápido.
  • Não seja generalista: um chat bot não precisa responder todas as questões do mundo. Isso só vai sobrecarregar o banco de dados e fornecer respostas indevidas com o que está sendo perguntado. Se for necessário atender uma área muito grande, desenvolva mais de um software, tenha mais robôs à disposição. Quanto mais focados em um tema, mais eficiente eles serão.
  • Use-os para fidelizar: para manter o cliente próximo à empresa, é possível utilizar esse atendimento para sugerir novas ações, como links para outras áreas do site, oferecer produtos, entre outras coisas. É importante fazer com que seja útil e ativo.
  • Criatividade é sempre bem-vinda: baseie-se na descontração e criatividade para desenvolver o seu robô. São importantes e necessários passos para fugir da impessoalidade que é conversar com um robô, por exemplo. Essa dica deve ser pensada com a primeira (criação de um personagem).
  • Não deixe desatualizado: um banco de respostas sem atualização é um sacrilégio, principalmente quando lidamos com internet. Se o cliente fizer um questionamento e a resposta programada for antiga e estiver defasada, uma série de problemas pode acontecer e isso impacta fortemente no andamento da empresa. Mantenha sempre tudo bem atualizado para que as informações transmitidas sejam coerentes com a realidade atual.

Você compreendeu a importância e a utilidade dessa nova tecnologia e como ela pode acrescentar ao seu negócio? Não se esqueça de usar o espaço dos comentários para deixar a sua opinião. Assine o newsletter do site e receba novas atualizações diretamente em seu e-mail.

Felipe Volpato

Felipe Volpato

Fundador, CEO da Globalbot.