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5 maneiras de reduzir custos com atendimento ao cliente

Atualmente vivemos em um momento econômico cheio de altos e baixos, e, por isso, é sempre bom se prevenir e cuidar da saúde financeira (tanto pessoal quanto empresarial). No caso das empresas, manter sempre os serviços com padrão elevado, especialmente no atendimento ao cliente, é fundamental para garantir a sua sustentabilidade. Por que o atendimento é tão importante nessa hora? Graças a ele, a empresa consegue manter e até fidelizar os seus clientes.

E quando é necessário reduzir custos na empresa devido à crise econômica? Como fica o atendimento nessa história? Saiba que é possível economizar sem perder a qualidade. Isso pode até parecer meio paradoxal e até errado fazer a redução de custos no atendimento, mas confira como isso é possível.

O segredo

Economizar sem perder a qualidade é possível graças aos avanços da inteligência artificial. Ela, somada ao boom de mensagens instantâneas que vemos hoje em dia, fazem uma bela dupla. Por quê? Essa combinação está alimentando e muito o desenvolvimento de chatbots, o programa que vai ajudar na redução de custos da empresa sem perder qualidade. Entenda mais sobre esse software abaixo.

O que é chatbot?

O chatbot é um programa de computador que é capaz de “conversar” com as pessoas por meio de linguagem de informação ou ainda de inteligência artificial. A interação entre esse robozinho e os consumidores é natural, nada de códigos computacionais. Além disso, a conversação pode ser tanto em texto quanto em voz. Esse programa vem revolucionando a relação entre consumidores e empresas/marcas. Tudo graças à tecnologia, inovando o modo com que as empresas interagem com os seus clientes.

Essa é uma excelente alternativa para reduzir custos na empresa. Confira outras 5 vantagens e maneiras de como economizar com a aplicação dele.

1.      Tecnologia

Ela não é mais apenas um detalhe no atendimento ao cliente: passa a ser a grande geradora de resultados. Se antes a internet era apenas uma maneira a mais de interagir com o cliente, agora ela é fundamental. É um investimento que vale a pena e ainda ajuda na redução de custos.

2.      Qualidade

Se a empresa focar o seu atendimento em chatbots, consequentemente ela vai melhorar na qualidade, velocidade, transparência e até satisfação do cliente. Não será mais preciso investir em treinamento e capacitação da equipe exclusivamente para o atendimento: o robozinho atende muito bem e ainda poupa tempo da equipe para focar e realizar outras tarefas que ele não pode fazer. Sem falar que a interação é um processo rápido, simples e cada vez mais automatizado.

É importante ressaltar que ele não chegou para substituir as pessoas, mas sim para “libertá-las” de tarefas repetitivas e que não são prazerosas (e muitas vezes até nem são lucrativas para a empresa). Dessa forma, os profissionais podem realizar tarefas mais valorizadas.

3.      Tempo

Como já foi mencionado, ele libera os profissionais para realizarem outras tarefas. Sendo assim, a redução de tempo também é uma grande vantagem do programa, ficando exclusivamente encarregado do atendimento.

São muito consumidores que ligam para as centrais de atendimento ou entram em contato no site ou nas redes sociais para tirar dúvidas sobre produtos e serviços. Já imaginou o atendente respondendo grande parte de seu expediente sempre as mesmas perguntas? Além de tomar tempo, a tarefa fica chata e repetitiva, podendo até perder a produtividade. Já com o chatbot isso não acontece.

4.      Personalizável

Não pense que eles possuem comunicação fria e seca, pelo contrário: são completamente personalizáveis. Se a empresa possui um determinado perfil de cliente, ela pode adaptá-lo para interagir com eles. Dessa forma, terá uma identidade e ainda terá boas experiências e conquistas com os clientes.

5.      Redução de custos

Eles conseguem reduzir custos, pois são uma tecnologia. Uma vez implantada, sempre estará disponível, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com um funcionário isso não seria possível. Além disso, os empregados podem sair, entrar e, por isso, a comunicação nunca será exatamente a mesma, pois cada um possui um jeito de se expressar.

Além de economizar financeiramente na contratação de funcionários especialmente para esse trabalho, a empresa também poupa investimentos na capacitação para atendimento ao cliente, além do tempo: os chatbots resolvem problemas simples e ainda filtram tudo que é necessário, realizando multitarefas, e não apenas a conversação. Isso tudo sem acionar um funcionário.

Agora você já sabe que é graças ao chatbot que a empresa consegue reduzir custos com o atendimento ao cliente. As suas vantagens são inúmeras, e a sua aplicação é bem simples. Quer saber mais sobre esse programa? Entre em contato e descubra mais sobre o assunto!

Ariane Souza