5 dicas para otimizar sua experiência com o chatbot no smartphone

O smartphone se tornou uma espécie de “segunda pele” da raça humana. Se contarmos o tempo que passamos olhando para a tela desses aparelhinhos e compararmos com o tempo que ficamos interagindo com nossos familiares e amigos, levaremos um susto!

No passado, um telefone servia para conectar duas pessoas em tempo real. Falávamos uns com os outros durante horas a fio, mas quem realmente usa o smartphone hoje para fazer chamadas telefônicas?

A interação existe, por meio de aplicativos de mensagens e das redes sociais. Mas, por mais que esses aplicativos tenham evoluído e permitam comunicação através de áudio e de vídeo, além do já popular texto, a interação ainda acontece de forma artificial, robótica.

Humanizando a máquina

O chatbot é um tipo de inteligência artificial desenvolvido para copiar, da melhor forma possível, o comportamento humano. Em vez de dar respostas “secas” e muitas vezes sem sentido como em algumas mensagens de erro, ele busca compreender o usuário e oferecer opções, respostas melhor elaboradas e personalizadas.

Para fazer isso, ele se utiliza de modernos algoritmos e grande capacidade de processamento para comparar os imputs fornecidos pelo usuário com uma base de dados e devolver uma resposta satisfatória. A diferença entre o chatbot e um app ou software comuns é a capacidade de fazer isso de forma bem menos mecânica.

Abaixo, fizemos uma seleção de como o chatbot pode otimizar sua experiência com o smartphone!

Escola digital

O ensino à distância já é um conceito bem difundido e estabelecido em todo o mundo. A facilidade na comunicação ou compartilhamento de conteúdos tornou isso possível. Mas, ainda não era possível tirar as dúvidas ou praticar o conteúdo sem a presença de outra pessoa.

O chatbot já é utilizado para o aprendizado de línguas, por exemplo. O usuário fala ao microfone do dispositivo e recebe um feedback sobre sua pronúncia, gramática ou outros detalhes referentes ao aprendizado.

A novidade já está disponível em vários tipos de cursos online, inclusive para as crianças.

GPS

Os aplicativos de localização por GPS foram uma verdadeira revolução quando se popularizaram. Eles conseguem triangular nossa posição e nos levando onde precisamos ir, o problema é que nem sempre fazem isso de forma satisfatória, seja por um mapa desatualizado ou qualquer outro problema.

A questão é que utilizamos esse serviço em movimento: no carro, de bicicleta ou correndo e precisamos parar para digitar novas instruções ou corrigir um percurso. Com o chatbot, seu smartphone é capaz de receber e entender instruções de voz ou até analisar uma imagem captada pela câmera e se relocalizar. É um passo tremendo para quem usa GPS.

Compras

A internet revolucionou o jeito de realizarmos compras. Entretanto, ainda toma certo tempo e trabalho toda a pesquisa necessária para efetivá-la. Cadastros e pagamento também são etapas que ainda deixam os usuários com dor de cabeça.

Com o chatbot, a experiência de comprar poderá finalmente ser algo prático num smartphone. Isso porque essa inteligência artificial será capaz de unir as informações prévias dos usuários como tamanho e preferências de cor e estilo, entender o produto desejado, pesquisar os melhores preços e condições, apresentando apenas de uma a três opções finais.

Ao usuário bastará “bater o martelo” e aguardar a chegada do produto escolhido.

Viagem Aprimorada

Na hora de viajar, também contamos com muitos sites e aplicativos, seja para comprar passagens aéreas, reservar hotéis, alugar veículos, etc. Mas com o chatbot para smartphone, esses serviços serão finalmente integrados.

Ao usuário caberá informar o destino e a interação com o dispositivo fará o resto.

Será muito mais fácil aproveitar também a viagem quando já no destino. Usando informações como a localização do usuário e o tempo previsto de viagem, será possível sugerir passeios, shows, restaurantes e outros tipos de atrações.

O usuário poderá checar avaliações dos lugares que quer conhecer, assim como deixar sua opinião sobre os já visitados, tudo de forma muito mais humana e veloz do que a feita hoje.

Redes sociais

Os chatbots também estão revolucionando a forma como interagimos nas redes sociais. Devido à quantidade delas, é difícil estar atualizado com tudo ao mesmo tempo. Por isso, essas ferramentas irão além de integras as redes já existentes, criar outras onde será possível ter uma proximidade ainda maior com os amigos e familiares.

O smartphone continuará sendo uma via de mão dupla onde nos aproximamos de muitas pessoas virtualmente, compartilhamos nossas vidas e opiniões, porém a tendência ao afastamento real ainda persiste.

Pelo menos, graças ao chatbot, nossa interação com os smartphones se dará de forma mais humana e intuitiva, já que “conversaremos” bastante com nossos telefones pessoais.

Da próxima vez que você ver alguém falando sozinho com seu smartphone pelas ruas, preste atenção novamente, pois ele pode estar apenas falando com um simpático chatbot.

Felipe Volpato

Felipe Volpato

Fundador, CEO da Globalbot.